”Os dados são o novo petróleo.”

Com certeza você já ouviu esta frase, e agora mais do que nunca ela resume não só a realidade jurídica e empresarial, mas também de todo o mercado.

Por isso, a proteção dos dados da sua empresa e a adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é imprescindível. Essas são algumas dicas para lhe auxiliar no processo de adequação:

1. Nomear um DPO (Data Protection Officer)

O DPO, ou encarregado de dados, é o elo entre a empresa, os titulares dos dados coletados e as autoridades reguladoras.

A Lei Geral de Proteção de dados exige a nomeação de um DPO, que será responsável por garantir que as determinações estipuladas pela LGPD sejam cumpridas, evitando problemas de compliance, ciberataques, vazamentos e uso inadequado de dados.

2. Realizar Avaliações de Impacto de Proteção de Dados

A AIPD é um documento que irá descrever todas as operações de tratamento de dados que são realizadas na organização, através desta avaliação é possível avaliar a necessidade do tratamento de dados, além de auxiliar na gestão dos riscos relacionados com o  tratamento realizado pela empresa.

3. Elaborar um programa de proteção de dados

Esse tipo de programa busca adequar o tratamento dos dados da empresa aos regulamentos governamentais, ao mesmo tempo que garante que os dados possam ser utilizados para fazer crescer o negócio.

Os prejuízos de não cuidar dos dados que sua empresa coleta e utiliza são altos. Um Programa de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais é a forma pela qual sua empresa pode evitar esses problemas.

4. Conduzir avaliações periódicas nos terceiros

É importante garantir que seus parceiros também se comprometam com a proteção dos dados que são compartilhados durante a relação comercial.

Uma ação interessante que pode ser feita é a classificação dos terceiros de acordo com o nível de informações pessoais transferidas e tratadas por eles, assim será possível realizar uma melhor gestão de risco de incidentes de segurança, além de proporcionar uma visão mais ampla sobre os dados que são compartilhados pela empresa.

5. Investir em soluções de segurança

O investimento em tecnologia e programas de segurança irão garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados de uma organização.

Manter um sistema antivírus atualizado e programas anti Phishing em todas máquinas utilizadas no ambiente empresarial, assim como uma central de Backups, são exemplos de ações simples que ajudam a garantir a segurança dos dados de uma empresa.

Venha conhecer mais sobre a LGPD com a Wentz Vieira Advocacia Empresarial: siga nossa página no Instagram e entre em contato para tirar suas dúvidas.

Fale com Atendente
1
💬 Dúvidas?
Olá! Se preferir podemos lhe atender via WhatsApp, clique para ser direcionado a nossa equipe de atendimento.